sábado, 14 de março de 2009

Ensaio foco do grupo: Omniprésence

Texto retirado e traduzido do livro adquirido pelo grupo
Orlan - Carnal Art

17. performance cirúrgica, nomeada Omniprésence. New York, 1993.

New York, Tokyo e Toronto. Duas traduções simultâneas trabalharam nessa operação. Orlan é uma artista que pressiona a si e seu público ao limite. O vídeo e fotografia de Omniprésence documentou todos os passos do processo cirúrgico, desde o momento em que o médico desenha sua pele até o momento em que ela é cortada, e pode ser acompanhada pelo espectador.
Entretanto, Orlan ter começado a sua "arte carnal" pode ser considerado uma oposição para a arte do corpo e a celebração da dor. Omniprésence confirma isso. Graças a anestesia local, Orlan sorri e fala durante o processo cirúrgico.
Entretanto, quando ela realiza o procedimento de implante de bochecha, que tem de ser inserido em buracos abertos em sua boca, pode ser considerado doloroso, então ela decide não se manifestar durante o resto da cirurgia.
Em adição ao ensaio de Omniprésence, na galeria de Sandra Gering, Orlan criou uma série de retratos, possuindo um uso dos materiais utilizados em sua cirurgia (utensílios cirúrgicos como gaze). Nesses retratos fotográficos entitulados Ceci est mon corps... cecu est mon logiciel (Esse é meu corpo, este é meu programa de trabalho) . Ela mesmo se retratou com um tom narciso em frente a arranha-céus de New York demonstrando uma distância crítica do narcisismo da sociedade "normal" para seu próprio nível de narcisismo, em uma das mais extremas circunstâncias.

Primeira fotografia:
21 de novembro de 1993, Omniprésence, New York
Retrato de Orlan na sala de Operação antes da cirurgia.
Foto de Vladimir Sichov para Sipa-Press


Segunda fotografia:
21 de novembro de 1993, Omniprésence, New York
Agulha da seringa anestésica em seu lábio superior.
Foto de Vladimir Sichov para Sipa-Press.
Coleção privada.



Terceira fotografia:
21 de novembro de 1993, Omniprésence, New York
Foto intitulada: The second Mouth - A segunda boca
Orlan sendo submetida a implante no queixo.
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press.
Versão impressa de Bernard Renoux.


Quarta fotografia:
21 de Novembro de 1993, Omniprésence, New York
Foto intitulada Sourire de plaisir - Sorriso do Bem estar
Orlan sendo submetida a um peeling facial (pele atrás da orelha ainda aberta)
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press
Versão impressa de Bernard Renoux.


Quinta fotografia:
21 de Novembro de 1993, Omniprésence, New York
Sala de cirurgia com tradutores simulâneos de inglês e francês
Orlan lendo trechos de um texto de Eugénie Lemoine-Luccioni
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press.
Coleção privada.


Sexta fotogragia:
21 de Novembro de 1993, Omniprésence, New York
Close-up de risada durante a cirurgia
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press.


Sétima fotografia:
25 de Novembro de 1993, Omniprésence, New York
Retrato de Orlan após 4 dias de cirurgia
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press.


Oitava fotografia:
27 de Novembro de 1993, Omniprésence, New York
Foto de Orlan recitando o seguinte trecho
"A mulher contempla a Lua, meus olhos contemplam as flores"
Auto retrato com ideologia Narcisa após 7 dias de cirurgia
Foto de Wladimir Sichov para Sipa-Press.

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